As férias de julho ficam muito mais divertidas na BVL


Quem disse que biblioteca não é lugar para aproveitar as férias? A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem várias opções de programas culturais gratuitos para toda a família em julho, período de recesso escolar. Para quem gosta de jogar, a ideia é participar do Campeonato de Videogame – Futebol Digital 2019, marcado para o sábado, dia 6, das 10h às 17h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. As sessões do programa Pontos MIS também são destaques da programação, com sessões na quarta-feira, dia 10, às 15h, e no sábado, dia 20, às 14h, da animação Bruxarias (classificação indicativa livre).

Cursos e oficinas também marcam o mês. O Curso Prático de Cinema, com o jornalista, escritor e crítico de cinema Franthiesco Ballerini tem aulas começando no dia 23 de julho (carga horária de 36 horas). Ao final (a última aula acontece em 27 de julho), os alunos irão gravar um curta-metragem. Quem prefere aprender ou quer aprofundar os conhecimentos sobre o ofício de escrever tem como dica a Oficina de Escrita Literária: Construção de Personagens, com encontros a partir do dia 23 de julho (carga horária de 10 horas) com o premiado escritor Rafael Gallo. As inscrições para as duas iniciativas serão abertas em 4 de julho pelo link www.bvl.org.br/inscricao

Em 20 de julho, sábado, das 11h às 13h, o programa Segundas Intenções recebe o escritor Ronaldo Bressane, que também é jornalista e professor de escrita criativa. Bressane publicou livros em vários gêneros, entre eles, Escalpo (Reformatório, 2017) e Mnemomáquina (Demônio Negro, 2014), V.I.S.H.N.U. (Cia das Letras) e Sandiliche (Cosac Naify). Escreve sobre literatura no jornal O Estado de S.Paulo e na revista Bravo!, e há dez anos dá aulas de escrita criativa de ficção e não-ficção. Atualmente faz mestrado em estudos literários na Unifesp, pesquisando psicopatologias na literatura brasileira. A mediação do bate-papo fica com o jornalista Manuel da Costa Pinto. A oficina Viagem Gastronômica também vem aí, no mesmo dia, das 15h30 às 17h, e reúne literatura e gastronomia, tendo como centro o romance Írisz: as orquídeas, da escritora Noemi Jaffe.

Dicas do mês

Os programas Brincando e Aprendendo e Pintando o 7 são dicas do mês na BVL e ótimas oportunidades para aproveitar as férias em família. O Pintando o 7 é um conjunto de atividades que envolvem a criação artística, direcionada ao desenvolvimento intelectual das crianças. O Pintando acontece sempre quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 e é indicado para crianças a partir de 7 anos. Já o Brincando e Aprendendo reúne intervenções, jogos teatrais, ritmos e brincadeiras educativas sempre às sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 e também recebe os pequenos da mesma faixa etária.

Confira a programação completa, clicando aqui.