bsp-header

Biblioteca de São Paulo (BSP)

Bibliotecas

A Biblioteca de São Paulo (BSP), inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, está localizada no Parque da Juventude (antigo presídio do Carandiru). A BSP coloca a leitura ao lado de seus principais concorrentes: a música, os filmes, os jogos eletrônicos e a internet, para atrair principalmente o público não-leitor. Trata-se de um espaço público de aproximadamente 4 mil metros quadrados que oferece acervo diversificado de livros, revistas, jornais, jogos eletrônicos, filmes e CDs.

Além de computadores com acesso à internet e rede sem fio, a BSP dispõe de equipamentos especiais para deficientes visuais e ambientes confortáveis para leitura, estudo e diversão. Possui infraestrutura sofisticada, acervo atualizado e diversificado e oferece agenda de atividades para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Por ser uma biblioteca voltada a todos os públicos, os funcionários da BSP são treinados para oferecer atendimento humanizado e individualizado, focado nas características de cada um.

Por meio de programas permanentes, a BSP possibilita a fidelização de seus diferentes públicos, sempre mantendo um canal de comunicação e de avaliação com a comunidade. Sua programação cultural é diversificada: contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Também oferece atividades externas, com o programa Domingo no Parque, espaço de leitura e contação de histórias dedicado aos frequentadores do Parque da Juventude, na zona Norte de São Paulo.

A BSP é considerada referência nacional de promoção e incentivo à leitura. Recebe visitas de profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, professores universitários, gestores da área cultural, prefeitos municipais, secretários estaduais de cultura e educação de diversos estados da Federação que desejam conhecer o projeto e adaptá-lo às suas realidades.

Serviço

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Parque da Juventude Santana (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Telefone

(11) 2089-0800.

Horário de funcionamento

De terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.