Em maio, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promove curso de Libras, oficina de fotografia digital e bate-papo sobre literatura com João Anzanello Carrascoza no “Segundas Intenções”


A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove a Oficina Viagem Gastronômica, no sábado (27), a partir das 15h30. Na edição de maio, será apresentado o livro Dois Irmãos, do escritor amazonense Milton Hatoum. O romance narra os desafetos e os conflitos de uma família de imigrantes libaneses, com pratos que fazem lembrar os aromas do oriente e os costumes alimentares do norte do Brasil. A oficina ainda dá dicas de como preparar as receitas: caldo de lentilhas, tabule e pudim de tapioca com coco. No final, os participantes terão a oportunidade de degustar das iguarias.

Outro destaque da programação é o Curso de Libras Básico, indicado para quem deseja iniciar o estudo da Língua Brasileira de Sinais. O objetivo é ampliar as possibilidades de comunicação e interação social e profissional com surdos. As aulas, ministradas com professor ouvinte e surdo, seguirá a metodologia bilíngue Libras-Português. A atividade será realizada aos sábados, de 20 de maio a 1ª de julho, das 10h00 às 13h30. As inscrições podem ser feitas por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento, até o dia 12 de maio. É necessário confirmar a inscrição no primeiro dia de aula do curso. A ausência na primeira aula implica no desligamento automático do aluno.

Ainda em maio, a biblioteca promove a Oficina de Fotografia Digital Básica, ministrada por Eduardo Marchesan, fotógrafo, videomaker e documentarista com experiência na área. A ideia é introduzir os alunos ao mundo da fotografia digital e apresentar conceitos e técnicas fotográficas, com aulas expositivas e com exercícios práticos, que vão abordar desde linguagem fotográfica até o tratamento de imagens. Para participar, é necessário trazer uma câmera semiprofissional. A atividade acontece nos dias 24, 25, 26 e 30, às 14h30.

 

Programação literária

No domingo (7), às 14h00, a instituição recebe o Encontro Terror em Todo Lugar, que tem como tema Mulheres do Terror. A ação, que tem parceria do Blog Luke Fernandes,  vai reunir convidadas de variados segmentos do terror para um bate-papo sobre seus trabalhos e a presença da mulher na produção do gênero. A conversa vai contar com participação das autoras Giulia Moon, Xendra Sahjaza, Camila Aguirre.

 

No sábado (13), às 11h00, a biblioteca recebe o escritor João Anzanello Carrascoza no encontro Segundas Intenções, com mediação do crítico literário Manuel da Costa Pinto. Anzanello nasceu em Cravinhos, interior paulista, em 1962, além de escritor é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Estreou com o livro de contos Hotel solidão (Scritta, 1994), publicou outros contos como Dias raros (Planeta, 2004), O volume do silêncio (Cosac Naify, 2006), Espinhos e alfinetes (Record, 2010), Amores mínimos (Record, 2011) e Aquela água toda (Cosac Naify, 2012). Também possui obras voltadas para o público infantojuvenil, como  Aprendiz de inventor (Ática, 2013) e Meu avô espanhol (Panda Books, 2008). Algumas de suas histórias foram traduzidas para croata, espanhol, francês, italiano, inglês e sueco. Recebeu os prêmios Jabuti, Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o prêmio internacional Guimarães Rosa, da Rádio France. Para participar não é necessário realizar inscrição. A BVL emite uma declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

Como parte das atividades do programa + 60 anos, a BVL promove nos dias 17 e 19 de maio, a partir das 15h00, a Oficina: Poesia Visual, que apresentará os principais conceitos, influências artísticas, desenvolvimento de técnicas e estratégias de criação da poesia visual. Ao final, os participantes são convidados a produzir poemas a partir de colagens que serão publicados nas redes sociais. A oficina será realizada pelo poeta e jornalista Franklin Valverde.

Outra ocupação da biblioteca em parceria com mais um coletivo, o Sí, yo puedo!,  é a atividade Histórias que se cruzam na Kantuta, no domingo (21),  às 15h00. O objetivo é promover uma roda de leitura sobre a obra de mesmo título, que traz as narrativas de imigrantes, suas expectativas e experiências. O encontro também vai contar com a participação da organizadora do livro, Luana de Freitas Garcia, além de apresentação e oficina de dança folclórica andina.

Todos os meses, a BVL promove o Clube de Leitura dialogando com o público sobre literatura e escrita. Em maio, a atividade acontece na sexta-feira (26), às 15h00, discutindo a obra Mulheres de cinza, de Mia Couto. O objetivo do encontro é oferecer mais informações sobre o livro, analisar os detalhes da obra e incentivar o encontro das pessoas. Mia Couto nasceu em 1955, em Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014.

A BVL também promove diversas atividades gratuitas para todas as idades e públicos. Uma delas é o Domingo no Parque, que acontece em dois domingos (14 e 28), das 11h00 às 16h00, promovendo um espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias na área do Parque Villa-Lobos; O Jogos Para Todos!, que ensina técnicas, movimentos e as regras de xadrez, além promover partidas todos os sábados, às 15h00; Já  às quintas-feiras, às 16h00,  o público pode praticar  da aula de Hatha Yoga, no deck da instituição, que visa o bem-estar e melhoria da qualidade de vida de seus participantes. As aulas trabalham o alongamento, fortalecimento muscular e equilíbrio. Para participar, basta trazer seu mat (tapetinho). As vagas são preenchidas por ordem de chegada.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE MAIO

 

Dia 2, terça-feira

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 3, quarta-feira

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Elabore um quebra cabeça com seu super-herói preferido.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Casa da Paixão, de Nélida Piñon

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 4, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O Fantástico Sr. Raposo 

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: Animação. Classificação: Livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: auditório

 

16h30 às 17h30 – Compartilhando Saberes: Yoga

Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento.

Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis.

Com Fabiana Weykamp.

Local: deck infantil.

 

Dia 5, sexta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

A quase morte de Zé Malandro, de Ricardo Azevedo.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Cobra-cega.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 6, sábado.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.

Com Kelly Orasi

Local: Oca.

 

Dia 7, domingo.

 

14h às 17h – Encontro Terror em todo lugar

O tema do encontro é Mulheres do Terror reunindo convidadas de variados segmentos do terror para um bate-papo sobre seus trabalhos e a presença na mulher neste gênero. Participação de Giulia Moon, Xendra Sahjaza, Camila Aguirre.

Organização Blog Luke Fernandes.

Local: deck infantil.

É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. Com interpretação em Libras.

Com interpretação em Libras.

Com o Grupo Êba.

Local: Oca.

 

Dia 9, terça-feira.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 10, quarta-feira.

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Confecção de cartões.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Aquecimento Segundas Intenções BVL: livros de João Anzanello Carrascoza

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 11, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O Fantástico Sr. Raposo 

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: Animação. Classificação: Livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: auditório

 

16h30 às 17h30 – Compartilhando Saberes: Yoga

Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento.

Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis.

Com Fabiana Weykamp.

Local: deck infantil.

 

Dia 12, sexta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Quem soltou o pum?, de Blandina Franco.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Estátua

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 13, sábado.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 13h – Segundas Intenções. Programa permanente.

Bate-papo com João Anzanello Carrascoza

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Local: Oca.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O surgimento da vida na Terra, mito dos índios Caiapós.

Com a Cia. As Clês.

Local: Oca.

 

Dia 14, domingo.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – Domingo no Parque. Programa permanente.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com a Cia. Lira dos Anjos.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

A trajetória Guerreira de Maria Bonita, a rainha do cangaço, de João de Souza Lima. Com a Cia. Som em Prosa.

Local: Oca.

 

Dia 16, terça-feira

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 17, quarta-feira

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Produção de jogo de dama com material reciclável.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

15h às 17h – Oficina: Poesia visual

A oficina tem o objetivo de apresentar seus principais conceitos, influências artísticas, desenvolvimento de técnicas e estratégias de criação da poesia visual. Ao final os participantes irão produzir seus próprios poemas a partir de colagens, prontos para serem publicados nas redes sociais.

Dias, 17 e 19 de maio, das 15h às 17h. Carga horária: 4h. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com Franklin Valverde é poeta e jornalista.

Local: sala criatividade 3.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 10 de maio.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Antonio, de Beatriz Bracher.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 18, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O Fantástico Sr. Raposo 

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: Animação. Classificação: Livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: Auditório

 

16h30 às 17h30 – Compartilhando Saberes: Yoga

Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento.

Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis.

Com Fabiana Weykamp.

Local: deck infantil.

 

Dia 19, sexta-feira.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

Uma, duas, três princesas, de Ana Maria Machado.

Com equipe BSP.

Local: Oca.

 

15h às 17h – Oficina: Poesia visual

A oficina tem o objetivo de apresentar seus principais conceitos, influências artísticas, desenvolvimento de técnicas e estratégias de criação da poesia visual. Ao final os participantes irão produzir seus próprios poemas a partir de colagens, prontos para serem publicados nas redes sociais.

Dias, 17 e 19 de maio, das 15h às 17h. Carga horária: 4h. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Com Franklin Valverde é poeta, jornalista.

Local: sala criatividade 3.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 10 de maio.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Jogo: Dixit.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 20, sábado

 

10h às 13h30 – Curso de Libras Básico

Indicado para quem deseja iniciar o estudo da Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação e interação social e profissional com surdos. Aulas ministradas com professor ouvinte e surdo, metodologia bilingue Libras-português.

Carga horária: 24h30. Indicado para pessoas acima de 16 anos.

 

  • Sábados, das 10h às 13h30, do dia 20 de maio ao dia 01 de julho.

Com Samuel Correia e Thalita Passos.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h), de 5/5 a 12/5, ou preenchimento das vagas.

É necessário confirmar a inscrição frequentando a primeira aula do curso.

Faltar na primeira aula implica o desligamento automático do aluno.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen.

Com a Cia. do Mar.

Local: Oca.

 

Dia 21, domingo.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h30 – Histórias que se cruzam na Kantuta

Roda de leitura sobre o livro – Histórias que se cruzam na Kantuta, as narrativas de imigrantes, suas expectativas e experiências, desde o seu país de origem até o Brasil, com a participação dos narradores e organizadora do livro Luana de Freitas Garcia, além de apresentação e oficina de dança folclórica andina.

Local: deck infantil.

Organização: Coletivo Sí, yo puedo!

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

Diná, A Bruxinha Que Não Era Má, de Valter Turini

Com a Cia. do Tok Tok.

Local: Oca.

 

Dia 23, terça-feira

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 24, quarta-feira

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Confecção de jogo da memória.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Quartas e sextas-feiras das 14h30 às 16h30. Do dia 22 de março a 24 de maio – TURMA 3/2017 BVLEXTRA1.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

14h30 às 17h30 – Oficina de Fotografia Digital Básica

Tem o objetivo de introduzir os alunos ao mundo da fotografia digital. A atividade irá apresentar conceitos e técnicas fotográficas com aulas expositivas e exercícios práticos abordando a linguagem fotográfica e as técnicas básicas de tratamento. A partir de 15 anos. É indicado trazer uma câmera semiprofissional.

Dias, 24, 25, 26 e 30 de maio, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 12h.

Com Eduardo Marchesan.

Local: sala criatividade 5.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 12 de maio.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Angu de sangue, de Marcelino Freire.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 25, quinta-feira.

 

14h – Pontos MIS.

Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som – MIS, o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo.

Local: piso térreo.

 

O Fantástico Sr. Raposo 

Dir. Wes Anderson, Estados Unidos, 2009, 87 min. Gênero: Animação. Classificação: Livre
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray

Após 12 anos de felicidade bucólica, o Sr. Raposo descumpre a promessa que fez à esposa e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Ceder aos seus instintos animais coloca em perigo não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e seus amigos. Quando os fazendeiros montam uma armadilha para o Sr. Raposo, ele tem que confiar na sua astúcia natural para vencer o oponente.

 

14h30 às 17h30 – Oficina de Fotografia Digital Básica

Tem o objetivo de introduzir os alunos ao mundo da fotografia digital. A atividade irá apresentar conceitos e técnicas fotográficas com aulas expositivas e exercícios práticos abordando a linguagem fotográfica e as técnicas  básicas de tratamento. A partir de 15 anos. É indicado trazer uma câmera semiprofissional.

Dias, 24, 25, 26 e 30 de maio, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 12h.

Com Eduardo Marchesan.

Local: sala criatividade 5.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 12 de maio.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h às 17h – Luau BVL. Programa permanente.

O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

A partir de 13 anos.

Com equipe BVL.

Local: auditório.

 

16h30 às 17h30 – Compartilhando Saberes: Yoga

Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento.

Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis.

Com Fabiana Weykamp.

Local: deck infantil.

 

Dia 26, sexta-feira.

 

14h30 às 17h30 – Oficina de Fotografia Digital Básica

Tem o objetivo de introduzir os alunos ao mundo da fotografia digital. A atividade irá apresentar conceitos e técnicas fotográficas com aulas expositivas e exercícios práticos abordando a linguagem fotográfica e as técnicas básicas de tratamento. A partir de 15 anos. É indicado trazer uma câmera semiprofissional.

Dias, 24, 25, 26 e 30 de maio, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 12h.

Com Eduardo Marchesan.

Local: sala criatividade 5.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 12 de maio.

 

15h – Hora do conto. Programa permanente.

A velha que vivia dentro de uma garrafa de vinagre, de Angela Carter.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

15h às 17h – Clube de Leitura. Programa Permanente.

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

Mulheres de cinza, de Mia Couto.

Com equipe BVL.

 

15h30 às 16h30 – Brincando e aprendendo. Programa permanente.

Jogo: Imagem e ação.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 27, sábado.

 

10h às 13h30 – Curso de Libras Básico

Indicado para quem deseja iniciar o estudo da Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação e interação social e profissional com surdos. Aulas ministradas com professor ouvinte e surdo, metodologia bilingue Libras-português.

Carga horária: 24h30. Indicado para pessoas acima de 16 anos.

 

  • Sábados, das 10h às 13h30, do dia 20 de maio ao dia 01 de julho.

Com Samuel Correia e Thalita Passos.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h às 18h), de 5/5 a 12/5, ou preenchimento das vagas.

É necessário confirmar a inscrição frequentando a primeira aula do curso. Faltar na primeira aula implica o desligamento automático do aluno.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

15h às 17h – Jogos para todos! Programa permanente.

Oficina de xadrez: os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados e também podem jogar.

Com Carlos Oliveira.

Local: piso térreo.

 

15h30 às 17h – Oficina Viagem Gastronômica

Nesta edição, o programa apresenta o livro Dois Irmãos do escritor amazonense Milton Hatoum. O romance narra os desafetos e os conflitos de uma família de imigrantes libaneses, os pratos fazem lembrar os aromas do Oriente e os costumes alimentares do Norte do Brasil. A oficina ainda dá dicas de como preparar as receitas: caldo de lentilhas, tabule e pudim de tapioca com coco, que os participantes terão a oportunidade de degustar ao final da atividade. Indicado para pessoas a partir de 16 anos.

Com Dolores Freixa e Solange Botura.

Local: sala criatividade 3.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

A joaninha diferente, de Eunice Braido. Narração de histórias em Libras com interpretação para o português.

Com o Grupo Mãos de Fada.

Local: Oca.

 

Dia 28, domingo.

 

10h30 às 11h15 – Lê no ninho. Programa permanente.

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

11h às 16h – Domingo no Parque. Programa permanente.

Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.

Com a Cia. do Liquidificador.

Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

Local: Parque Villa-Lobos.

 

16h – Hora do conto. Programa permanente.

João e Maria, dos irmãos Grimm.

Com Grupo Três Marias e um João.

Local: Oca.

 

Dia 30, terça-feira

 

14h30 às 17h30 – Oficina de Fotografia Digital Básica

Tem o objetivo de introduzir os alunos ao mundo da fotografia digital. A atividade irá apresentar conceitos e técnicas fotográficas com aulas expositivas e exercícios práticos abordando a linguagem fotográfica e as técnicas básicas de tratamento. A partir de 15 anos. É indicado trazer uma câmera semiprofissional.

Dias, 24, 25, 26 e 30 de maio, das 14h30 às 17h30. Carga horária: 12h.

Com Eduardo Marchesan.

Local: sala criatividade 5.

Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 12 de maio.

 

14h30 às 16h30 – Tecnologia dia a dia. Programa permanente.

Curso de informática básico (+60)

Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.

Terças e quintas das 14h30 às 16h30. Dia 11 de abril a 6 de junho. TURMA 2/2017 BVL.

Com equipe BVL.

Local: 1º andar.

Inscrições encerradas

 

16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.

Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Dia 31, quarta-feira

 

10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.

Confecção do jogo Ludo.

A partir de 7 anos.

Com equipe BVL.

Local: Oca.

 

16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.

Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.

Coraline, de Neil Gaiman.

Com equipe BVL.

Local: piso térreo.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

 

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

 

Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.