Oficina gratuita de Escrita Colaborativa na Lapa com pesquisadora de arte cômica


A atividade é ministrada pela clown Cida Almeida e acontece Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano aos sábados

 

O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano oferece entre os dias 24 de junho e 15 de julho a oficina Escrita colaborativa – Dramaturgia a muitas mãos! A atividade é gratuita e tem faixa etária indicativa de 18 anos. O centro cultural é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela SP Leituras e fica localizado na Rua Tomé de Souza, 997, no bairro Alto da Lapa. A ação acontece sempre aos sábados, das 10 às 13 horas e tem carga horária de 12 horas. As inscrições podem ser realizadas por email (agendaccap@spleituras.org) até o dia 23, às 14 horas.

A oficina tem o objetivo de desenvolver a prática para uma dramaturgia colaborativa de comédia. O processo de investigação é desenvolvido em dinâmicas numa sala de ensaio, onde intérpretes trabalham a partir de estímulos oferecidos por um orientador. Inspirados na estrutura de ações e improviso, a ideia é estimular um exercício de escrita para jovens dramaturgos e artistas criadores.

A tutora da oficina é a produtora cultural, artista e pesquisadora Cida Almeida. Ela é educadora, atriz e diretora formada pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP) e pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e pós-graduada em docência para o ensino superior pela Uninove. Estuda técnicas circenses desde os anos 80, década em que fundou a Cia São Paulo-Brasil de Teatro. Tem trabalhos realizados em teatro, televisão e cinema. Desde 1987, ministra cursos e dirige espetáculos na linguagem das máscaras, com vistas à divulgação e à formação de artistas por meio de uma pedagogia para o Intérprete Cômico e Popular. Atualmente mantem um núcleo de estudos e pesquisa da arte cômica. O CLÃ- Estúdio tem sido nos últimos 16 anos seu espaço de criação, investigação e produção.

 

AP-Mailmkt-EscritaColaborativa

 

Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano
O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela organização social de cultura SP Leituras. Está instalado numa casa em estilo modernista construída em 1929, o terceiro imóvel da cidade a abandonar os adornos e apresentar um visual limpo e com linhas retas, levando a assinatura do arquiteto Gregori Warchavchik. Foi inaugurado em 1982 e atualmente promove atividades ligadas a diversas expressões artísticas, como dança, coro e oficinas literárias. É um importante ponto de cultura na zona oeste da capital paulista.

 

SP Leituras

A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma organização social sem fins lucrativos, criada em maio de 2010. É uma instituição de natureza cultural, engajada em ações relacionadas à propagação do gosto pela leitura em todos os segmentos da população, aos mais variados públicos, com atenção especial a pessoas com deficiência. É responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo (BSP), localizada no Parque da Juventude (antigo presídio do Carandiru), e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), situada no Parque Villa-Lobos, na zona oeste. Também coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), que realiza a qualificação de equipes das bibliotecas dos 645 municípios paulistas, além de promover mais de 400 eventos culturais em todo o Estado.