Inscrições abertas para a Oficina de Escrita Criativa


Como parte das novidades desta 10ª edição do Viagem Literária, no dia 2 de agosto, das 14 às 16 horas, o programa vai promover a Oficina de Escrita Criativa, com a escritora e doutora em literatura Noemi Jaffe. Para participar e receber o certificado, é necessário fazer sua inscrição no site do SisEB neste link.

A atividade será realizada pela internet em duas etapas: a primeira, dedicada à apresentação da metodologia, com cerca de 45 minutos. A segunda, com até 15 minutos, serve para esclarecer dúvidas e responder as principais perguntas dos participantes, que deverão ser enviadas por e-mail.

Para tornar melhor a compreensão dos conteúdos, é necessária a leitura prévia da apostila (que pode ser baixada aqui), para assimilação dos principais pontos e para dialogar com a mediadora durante a atividade. Nela, o participante vai encontrar orientações valiosas para realizar na sua cidade, oficinas capazes de despertar a criatividade literária dos participantes.

Caso tenha sugestões a fazer à facilitadora após a leitura do material, poderá enviá-la para o e-mail escritacriativa@spleituras.org. Se possível, será incorporada ao conteúdo.

A organização do Viagem Literária pede também que o facilitador voluntário também faça sua inscrição. Apenas os inscritos receberão o link para acesso, que será válido apenas no dia e horário da oficina.

Os facilitadores podem ser bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores locais. A intenção da Oficina de Escrita Criativa é transferir uma metodologia a ser incorporada à programação regular das unidades participantes do programa. Com esta inovação, estima-se que, pelo menos, outros 90 eventos acontecerão até o final do ano.

Vale lembrar que em agosto, a programação do Viagem Literária 2017 continua. Serão mais 90 eventos nas cidades do litoral e interior paulista, com bate-papos de autores voltados ao público adulto. A programação vai de 7 de agosto 1º de setembro. Confira o evento que vai acontecer na sua cidade neste link.

Noemi Jaffe é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), atua como crítica de literatura do jornal Folha de S. Paulo e de várias outras publicações. É autora de A verdadeira história do alfabeto (2012), vencedor do Prêmio Brasília de Literatura 2013, O que os cegos estão sonhando? (2012), recentemente publicado nos Estados Unidos, e O livros dos começos (2015). Em 2016 foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com Írisz: as orquídeas.